A doação de sangue é um procedimento voluntário que pode ajudar a salvar a vida de outras pessoas. Existem vários tipos de doação de sangue, que ajudam a atender a diferentes necessidades médicas.
Você concorda em fazer a coleta de sangue para ajudar alguém que precise de uma transfusão de sangue. Milhões de pessoas precisam de transfusões de sangue todos os anos. Alguns podem precisar de sangue durante a cirurgia. Outros dependem dele após um acidente ou porque têm uma doença que exige componentes do sangue. A doação de sangue torna tudo isso possível. Não há substituto para o sangue humano – todas as transfusões usam sangue de um doador.
Riscos da doação de sangue
A doação de sangue é segura. Equipamento novo e esterilizado é usado para cada doador, então não há risco de contrair uma infecção pelo sangue ao doar sangue.
Se você é um adulto saudável, geralmente pode doar meio litro de sangue sem colocar sua saúde em risco. Dentro de 24 horas após uma doação de sangue, seu corpo substitui os fluidos perdidos. E depois de várias semanas, seu corpo substitui os glóbulos vermelhos perdidos.
Antes do procedimento de doação de sangue
Antes de doar sangue, você deverá preencher um histórico médico confidencial que inclui perguntas diretas sobre comportamentos conhecidos por apresentarem um risco maior de infecções transmitidas pelo sangue – infecções que são transmitidas pelo sangue. Todas as informações desta avaliação são estritamente confidenciais.
Devido ao risco de infecções transmitidas pelo sangue, nem todos podem doar sangue.
Você também fará um breve exame físico, que inclui verificação de pressão arterial, pulso e temperatura. Uma pequena amostra de sangue é retirada de uma picada no dedo e usada para verificar o componente que transporta oxigênio no sangue (nível de hemoglobina). Se sua concentração de hemoglobina estiver normal e você atender a todos os requisitos de triagem, você pode doar sangue.
- Acompanhe as nossas notícias CLICANDO AQUI
- Siga a nossa página do FACEBOOK e INSTAGRAM