Conhecer os fatores de risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguir as recomendações do seu médico e adotar um estilo de vida saudável são as melhores medidas que você pode tomar para prevenir um AVC. Se você teve um derrame ou um ataque isquêmico transitório (TIA), essas medidas podem ajudar a prevenir outro derrame. Os cuidados de acompanhamento que você recebe no hospital (e posterior) também podem desempenhar um papel importante.
Muitas estratégias de prevenção de AVC são iguais às estratégias de prevenção de doenças cardíacas. Em geral, as recomendações de estilo de vida saudável incluem:
- Controlar a hipertensão (hipertensão). Se você teve um derrame, reduzir a pressão arterial pode ajudar a prevenir um AIT ou derrame subsequente . Mudanças no estilo de vida saudável e medicamentos são frequentemente usados para tratar a hipertensão.
- Reduzir a quantidade de colesterol e gordura saturada em sua dieta. Comer menos colesterol e gordura, especialmente gordura saturada e gorduras trans, pode reduzir o acúmulo nas artérias. Se você não consegue controlar o colesterol apenas por meio de mudanças na dieta, o médico pode prescrever um medicamento para baixar o colesterol.
- Parar de fumar. Fumar aumenta o risco de acidente vascular cerebral para fumantes e não fumantes expostos ao fumo passivo. Parar de fumar reduz o risco de derrame.
- Gerenciando diabetes. Dieta, exercícios e perda de peso podem ajudá-lo a manter o açúcar no sangue em uma faixa saudável. Se os fatores de estilo de vida não parecem ser suficientes para controlar seu diabetes, seu médico pode prescrever medicamentos para diabetes.
- Manter um peso saudável. O excesso de peso contribui para outros fatores de risco de AVC, como hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes.
- Comer uma dieta rica em frutas e vegetais. Uma dieta contendo cinco ou mais porções diárias de frutas ou vegetais pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral. A dieta mediterrânea, que enfatiza o azeite, frutas, nozes, vegetais e grãos inteiros, pode ser útil.
- Praticar exercícios regularmente. O exercício aeróbico reduz o risco de derrame de várias maneiras. Os exercícios podem reduzir a pressão arterial, aumentar os níveis de colesterol bom e melhorar a saúde geral dos vasos sanguíneos e do coração. Também ajuda a perder peso, controlar a diabetes e reduzir o estresse. Gradualmente, faça pelo menos 30 minutos de atividade física moderada – como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta – na maioria, senão em todos os dias da semana.
- Beber álcool com moderação, se o fizer. O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de pressão alta, derrames isquêmicos e derrames hemorrágicos. O álcool também pode interagir com outras drogas que você está tomando. No entanto, beber pequenas a moderadas quantidades de álcool, como uma dose por dia, pode ajudar a prevenir o derrame isquêmico e diminuir a tendência de coagulação do sangue. Converse com seu médico sobre o que é apropriado para você.
- Tratamento da apneia obstrutiva do sono (AOS). Seu médico pode recomendar um estudo do sono se você tiver sintomas de AOS – um distúrbio do sono que faz com que você pare de respirar por curtos períodos repetidamente durante o sono. O tratamento para AOS inclui um dispositivo que fornece pressão positiva nas vias aéreas por meio de uma máscara para mantê-las abertas enquanto você dorme.
- Faça Check-up regularmente. Esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prevenção e reduzir o risco de AVC, pois, o check-up tem a capacidade de diagnosticar doenças em sua fase inicial, possibilitando o tratamento precoce, com maior probabilidade de cura.
- Acompanhe as nossas notícias CLICANDO AQUI
- Siga a nossa página do FACEBOOK e INSTAGRAM