Saúde dos homens: evite as principais ameaças

Você conhece as maiores ameaças à saúde dos homens? A lista é surpreendentemente curta. As principais causas de morte entre homens adultos no Brasil são doenças cardíacas, câncer, lesões não intencionais, doenças respiratórias crônicas e acidente vascular cerebral, de acordo com o ministério da saúde. A boa notícia é que fazer algumas mudanças no estilo de vida pode diminuir significativamente o risco de morte por doenças.

O Novembro Azul é o mês da campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Aproveitamos essa data para ressaltar que muitas das principais causas de morte entre os homens podem ser evitadas, principalmente por meio da prevenção de doenças.

Comece observando seu estilo de vida. Assuma o controle de sua saúde fazendo melhores escolhas de estilo de vida.

Por exemplo:

  • Não fume. Se você fuma ou usa outros produtos do tabaco, peça ao seu médico para ajudá-lo a parar. Evite a exposição ao fumo passivo, poluição do ar e produtos químicos, como os do local de trabalho.
  • Coma uma dieta saudável. Escolha vegetais, frutas, grãos inteiros, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes. Limite os alimentos ricos em gorduras saturadas e trans e alimentos com adição de açúcar e sódio.
  • Mantenha um peso saudável. Perder quilos em excesso – e mantê-los – pode diminuir o risco de doenças cardíacas, bem como de vários tipos de câncer.
  • Mexa-se. Os exercícios podem ajudá-lo a controlar seu peso, diminuir o risco de doenças cardíacas e derrames e, possivelmente, diminuir o risco de certos tipos de câncer. Escolha atividades que você goste, como tênis, basquete ou caminhada rápida. Toda atividade física traz benefícios para a saúde.
  • Limite o álcool. Se você optar por beber álcool, faça-o apenas com moderação. Isso significa até duas bebidas por dia se você tiver 65 anos de idade ou menos e uma bebida por dia se você tiver mais de 65 anos. O risco de vários tipos de câncer, como câncer de fígado, parece aumentar com a quantidade de álcool que você bebe e com o tempo que você bebe regularmente. Muito álcool também pode aumentar sua pressão arterial e aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame.
  • Controle o estresse. Se você se sente constantemente nervoso ou sob pressão, seus hábitos de vida podem ser prejudicados – assim como seu sistema imunológico. Tome medidas para reduzir o estresse – ou aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável.
  • Faça check-ups regularmente. Check-ups podem ser o seu aliado na longevidade, pois, ele permite que você antecipe o diagnóstico de doenças, proporcionando a possibilidade de um tratamento antecipado a evolução dessas doenças.