O método Pilates pode diminuir os sintomas da ansiedade?

O método Pilates pode diminuir os sintomas da ansiedade?

Sabe-se que a ansiedade é um estado emocional que pode ser desencadeado por situações de estresse. Mas, apesar de ser um fenômeno cada vez mais frequente em nossa sociedade, devido a rotina da vida moderna, ainda não possui uma definição exata. Sabe-se que este estado leva a alterações na respiração, além de poder desencadear dores de cabeça, nas costas, fadiga e alterações gastrointestinais.

A atividade física contribui para a melhora da qualidade de vida por estar associada a liberação de hormônios ligados a sensação de prazer. Além disso, melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório.

O método desenvolvido por Joseph Pilates apresenta os mesmos benefícios físicos já mencionados, além de contribuir para a melhora da postura, flexibilidade e o alívio das dores. No entanto, seu grande diferencial é o trabalho intenso da respiração. A técnica respiratória utilizada durante as aulas favorece a concentração para a realização adequada dos exercícios e controle emocional.

Pessoas ansiosas tendem a ficar constantemente tensas e apresentar alterações no sono. Logo, essas também serão beneficiadas com o relaxamento muscular proporcionado pelos exercícios de alongamento.

Cabe salientar que os benefícios do Pilates, para o alívio dos sintomas da ansiedade, são comprovados cientificamente. Mas isso não descarta a necessidade da avaliação de um profissional especializado. Trabalhar o corpo e a mente é essencial para que possamos reduzir a liberação de hormônios relacionados a esse quadro, porém é necessário manter a periodicidade semanal para a manutenção dos benefícios.