O que são Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos?

O que são Exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos?

A origem da energia é o que distingue os dois tipos de exercício.

Enquanto o aeróbico alimenta-se do oxigênio, o anaeróbio utiliza os hidratos de carbono.

O Exercício aeróbico é mais lento e trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos.

Por serem exercícios feitos por um período de tempo mais longo do que os exercícios anaeróbicos, o corpo humano precisará de muito mais energia. Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigênio inalado durante a respiração.

Os exercícios aeróbicos atuam estimulando a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também do metabolismo, pois aumentam a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia do músculo a partir do consumo do oxigênio.

Os exercícios anaeróbicos são mais rápidos, de alta intensidade e curta duração, com foco no grupo muscular. Exemplos: musculação, exercícios de velocidade.

Eles usam os hidratos de carbono presentes no corpo para produção de energia, e fazem com que as células continuem a queimar calorias mesmo após finalizar a atividade. Por isso os exercícios anaeróbicos também são indicados a pessoas que precisam perder peso, pois em sua execução eliminam gordura e adquirem massa magra.

Referência bibliográfica
www.exerciciosdemusculacao.com.br/exercicio-anaerobico-tudo-o-que-voce-precisa-saber
www.exerciciosdeacademia.com.br/artigos/exercicios-anaerobicos
www.infoescola.com/educacao-fisica/exercicios-anaerobicos