Importância do exercício físico para as mulheres

Importância do exercício físico para as mulheres

Independentemente da idade, do sexo e da profissão, a prática da atividade física deve ser executada com frequência. Mas, afinal, qual é a importância dos exercícios físicos para as mulheres? Eles têm por finalidade promover sensação de bem-estar e alívio na maioria das vezes. O alongamento e os exercícios em geral apresentam muitos benefícios, pois mexem com o organismo como um todo, melhorando a função cardiovascular e a circulação sanguínea, acelerando o metabolismo.

A vida sedentária é prejudicial, uma vez que o corpo feminino se transforma e o metabolismo acaba ficando mais lento com o passar dos anos, principalmente acima dos quarenta ou cinquenta anos.

Praticar exercícios diariamente contribui para que as mulheres queimem as famosas gorduras localizadas, espalhadas pelo quadril, culote, bumbum, coxas, cintura e seios. Na menopausa o público feminino ganha mais massa gorda e acaba por acumular toda gordura no abdome, a importância dos exercícios é fundamental.

Para que aumente o metabolismo basal e queime calorias até dormindo, além da atividade física, é necessária uma alimentação equilibrada, um sono regular e o acompanhamento médico com check-up geral uma vez ao ano.

Conheça três exercícios físicos para as mulheres entrarem em forma!

Alongamentos

Alongar-se é ter elasticidade e não sentir dor. O alongamento faz com que a pessoa sinta que a musculatura esteja se preparando para ser trabalhada. Quanto menos praticar o alongamento, mais rápido se tem uma deficiência voltada ao encurtamento. Procure por alongamentos simples, como alongar os membros inferiores.

Exercícios aeróbicos

As atividades aeróbicas são aquelas que você consegue fazer com a respiração praticamente normal ou sem perder o fôlego. Aumenta a capacidade respiratória em 25% e adquire fortalecimento dos músculos. Esses exercícios trabalham a maior parte dos músculos do corpo e são considerados relaxantes para a mente, pois podem ser praticados em academia e ao ar livre. Opte por bicicleta (spinning), caminhada, corrida (esteira), elíptico, exercícios de repetição, hidroginástica, jump, natação, pular corda e simulador de escada.

Musculação

A prática da musculação tonifica os músculos e contribui na perda de calorias, pois une um treinamento com o uso de peso e melhora a resistência muscular. Há um auxílio na prevenção da osteoporose, no aumento da força e do equilíbrio, no fortalecimento da coluna vertebral, na diminuição das chances de diabetes e na melhora do sistema imunológico.