Barriga no pós-parto: dicas para recuperar sua forma

Barriga no pós-parto: dicas para recuperar sua forma

A barriga, com certeza, é a parte do corpo que passa por mais transformações durante os noves meses de gravidez. O útero, originalmente do tamanho de uma pera, cresce até alcançar a dimensão de uma melancia – o que faz todos os outros órgãos do local se deslocarem para cima. Os músculos abdominais se afastam e vão para os lados. Para acompanhar esses movimentos, a pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada.

Apesar de todas essas alterações, o corpo está preparado para retornar ao que era antes, mas é preciso ajudá-lo. E o primeiro passo é começar com os cuidados ainda durante a gravidez.

É importante controlar o ganho de peso durante a gravidez. Quanto mais engordar, mais difícil será perder os extras e lidar com uma possível flacidez.

Outra atitude que ajuda a monitorar o peso e a estética do abdômen são os exercícios físicos. Converse com o seu médico, para ver que tipo de exercício é possível fazer e quando começar.

Quem já faz algum tipo de atividade pode continuar, com as devidas adaptações para a nova fase. Já as mulheres sedentárias devem escolher as modalidades de baixo impacto como a caminhada, a natação, a hidroginástica, o pilates e a yoga.

Depois do parto volte a fazer atividades físicas, logo que liberado pelo seu obstetra.