7 dicas simples para ter mais saúde e qualidade de vida

7 dicas simples para ter mais saúde e qualidade de vida

Com o avanço da internet e dos smartphones nas nossas vidas, várias atividades comuns se tornaram mais simples. Fazer cálculos, operações bancárias e se comunicar são algumas atividades que são muito mais fáceis hoje do que vinte anos atrás.

Porém, essa evolução também mudou completamente a maneira como trabalhamos e por isso, o número de pessoas que trabalham sentadas em frente ao computador é maior do que aqueles que trabalham em atividades que exigem esforço físico. Essa nova realidade, aliada a todas as responsabilidades familiares e domésticas, dificulta muito a prática regular de exercícios físicos.

Segundo a ​ONU​, não praticar atividades físicas o suficiente ​é uma situação que atinge mais de 1,4 bilhão de adultos no Mundo atualmente​. Se você faz parte dessa realidade, precisa pensar em mudar isso. Além da inatividade física ser um fator de risco para alguns problemas de saúde, ser mais ativo traz inúmeros benefícios como mais concentração, disposição, condicionamento físico e bem estar.

Sabemos que uma rotina regular de esportes ou mesmo ir a academia em meio a tantas responsabilidades é complicado, mas você pode começar mudando apenas a maneira como você realiza algo no seu dia e assim começar a melhorar a saúde e qualidade de vida. Confira as nossas dicas de como se tornar mais ativo e menos sedentário sem precisar bagunçar sua agenda.

1 - Que tal um exercício rápido? Vá de escada!

Pode parecer uma bobagem, mas você já parou para pensar por quantas escadas você passa ao longo do seu dia? Na verdade, optar por elas ao invés do elevador pode ser um bom começo. Para quem busca emagrecer por exemplo, subir ou descer alguns andares queima cerca de 75 calorias.

É claro, se o seu preparo físico não estiver bom, você não precisa subir todos os doze andares do seu prédio e chegar a sua sala ofegante. Mas você pode começar descendo do elevador um andar antes e subir a escada o resto do caminho, descer dois andares antes na semana seguinte e assim sucessivamente até se sentir bem para subir tudo.

Além da queima de calorias, utilizar as escadas é uma excelente forma de medir e melhorar o seu preparo físico com um exercício rápido, sem precisar gastar muito tempo. Algumas academias inclusive utilizam aparelhos que simulam os movimentos dessa atividade tão comum no nosso dia.

2 - Coloque mais caminhadas na sua rotina

Caminhadas mais intensas e rápidas são um excelente exercício físico para melhorar a saúde, sobretudo se praticadas em períodos de uma hora. Como reservar esse tempo em meio à rotina pode ser complicado, você pode começar adicionando mais trajetos a pé nas suas atividades cotidianas e ​garantir alguns benefícios para sua saúde​.

Afinal, você não precisa pegar o carro ou chamar um Uber apenas para ir a padaria a duas quadras da sua casa ou para resolver um problema na agência do banco que fica no seu bairro. Até mesmo optar por andar por um caminho mais longo até algum compromisso é uma boa opção.

Adicionando vários desses momentos de exercício rápido ao longo da semana, você pode chegar bem próximo do tempo que dedicaria se reservasse um tempo específico para isso. Por exemplo, quinze minutos de caminhada rápida, quatro vezes por semana, equivalem a uma hora na esteira de uma academia.

3 - Potencialize a sua faxina

Parte da sua falta de atividade física se deve às várias responsabilidades domésticas? Então que tal fazer delas o seu treino? Acredite, uma boa faxina pode ser um dos melhores exercícios para fazer em casa. Sempre que estiver esfregando o chão, varrendo ou passando o aspirador de pó, repare no seu esforço físico e pense em maneiras de potencializá-lo.

Você pode levar o lixo para a rua correndo, fazer repetições levantando peso das coisas que estão sendo guardadas, agachamentos enquanto limpa o box do banheiro ou ligar uma das suas músicas favoritas e dançar enquanto tira o pó dos móveis. Além de ficar mais divertida, a limpeza trará benefícios para você e sua saúde.

4 - Aproveite seu tempo livre

Nós sabemos que é tentador passar o final de semana inteiro esticado no sofá olhando séries ou mudando várias vezes de canal na televisão. Porém, esse tempo poderia colaborar mais com a sua qualidade de vida e ainda assim ser divertido para você. Lembre da sua infância e como você gostava de correr, brincar e jogar bola.

Nos seus dias de folga, aproveite para caminhar no Parque, andar de bicicleta ou procure um novo esporte que você gosta. Apesar dessas atividades gerarem um gasto de energia mais intenso, praticar exercícios também vai colaborar com o seu relaxamento nesses dias de folga, uma vez que eles combatem o estresse e produzem sensações de bem-estar.

5 - Inclua sua família

Essa dica é fundamental não apenas para exercícios físicos. Incluir sua família pode te ajudar a equilibrar seu corpo, mente e alimentação e estimular todos na sua casa a terem mais qualidade de vida. Brincar com seus filhos de maneira intensa, praticar alongamentos em grupo ou levar o cachorro para um passeio mais longo são algumas opções.

Além de garantir mais saúde, se exercitar junto com sua família pode proporcionar atividades novas e diferentes junto com eles, garantindo mais tempo para vocês aproveitarem juntos e colaborando para uma vida mais feliz.

6 - Repense seu trajeto para o trabalho

A gente sabe que a mobilidade urbana no Brasil não é boa e que muitas pessoas não conseguem abrir mão do seu carro ou do Uber para ir trabalhar. Porém, enfrentar os congestionamentos da hora do rush também não é legal. Por isso, vale a pena analisar o seu trajeto cotidiano para repensar a maneira de ir trabalhar.

Caso você more perto, pode apostar em uma boa caminhada para fugir do trânsito e, ao mesmo tempo, melhorar sua saúde. Outra opção são as bicicletas, que proporcionam trajetos mais rápidos e mais divertidos. Se você não puder comprar, ​várias cidades do Brasil contam hoje com sistemas de compartilhamento de bikes​.

Caso você já tenha avaliado essas opções e não conseguiu se organizar, você ainda pode deixar seu carro na vaga mais distante do estacionamento para caminhar mais, ou descer do Uber à algumas quadras de distância do seu escritório.

7 - Faça exercício em casa

Depois de uma longa jornada de trabalho, a maioria de nós só quer ir embora. Porém, ao invés de chegar e se jogar no sofá, você pode fazer exercícios em casa, aproveitando o final do seu dia para ganhar mais saúde. Nesse caso, o ideal é conversar com um médico sobre isso e buscar orientação sobre os exercícios para executá-los da maneira correta e acompanhar sua saúde.

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